Controladoria: O que é, como funciona e modelos

controladoria
A Controladoria evita diversos prejuízos e controla a saúde financeira das empresas. Reunindo dados essenciais para a organização.

A controladoria de uma empresa tem papel fundamental para evitar prejuízos. Pois, entenda que muitos dos impactos gerados são direcionados justamente para os resultados obtidos.

Assim, compreenda que uma organização correta ajuda na gestão e nas tomadas de decisões. Então é sobre isso que vamos falar neste artigo completo a respeito do tema.

Pontos Chave

  • Controladoria: Mostra os níveis de saúde financeira de uma empresa. Reúne os dados das transações, custos, receitas e dos investimentos;
  • Etapas da Controladoria: São 7 fases, incluindo o Planejamento e controle, Interpretação dos relatórios, Avaliação e consultoria, Gestão fiscal, Relatórios (Governo), Proteção dos ativos e Avaliação econômica;
  • Controladoria x Consultoria: A controladoria é voltada para os processos de controle internos, implantação e proteção do patrimônio. A contabilidade é uma gestão econômica e financeira que analisa se o gestor está cumprindo bem o seu papel.

O que é Controladoria?

Na Controladoria temos um dos segmentos presentes nas Ciências Contábeis. Desse modo, compreenda que ela consegue otimizar os processos de gestão, trazendo uma maior qualidade.

Enquanto que coordena tanto as questões orçamentárias quanto as administrativas da empresa. Nisso, a mesma pode ser observada como sendo uma espécie de evolução no setor de contabilidade.

Uma vez que supera a categoria que continha algumas restrições a processos técnicos e a certas ferramentas. Por certo, entenda que a controladoria é essencial também na parte da análise financeira.

Mostrando o nível de saúde que a organização apresenta ao mercado. Sendo que reúne todos os dados das transações, custos, receitas e investimentos. Dessa forma, saiba que os relatórios conseguem trazer vários indícios relacionados aos desperdícios.

Ou mesmo as inadequações e processos críticos que podem indicar desvios em dinheiro. Além disso, compreenda que a mesma exibe dados e informações que auxiliam na obtenção dos lucros.

Ao passo que garantem o suporte as organizações com controle interno. A fim de que haja uma política na redução dos custos. Certamente, o uso da técnica é capaz de permitir uma maior competitividade para a empresa.

Como funciona a controladoria?

A controladoria tem como função principal gerar uma cooperação com a organização. Dessa maneira, saiba que ela consegue fazer com que ocorra uma administração mais eficiente.

De tal modo que os negócios se mantém bastante saudáveis e com lucros. Contudo, é importante saber que tudo depende dos tipos de serviços e dos setores envolvidos.

Assim, entenda que visando facilitar a compreensão o FEI (Financial Executives Institute) criou em 1.960 algumas atividades básicas. Que no caso são 7 e que compõem o processo em questão.

Confira quais são essas atividades:

  • Planejamento e o controle;
  • Interpretação dos relatórios;
  • Avaliação e a consultoria;
  • Gestão fiscal;
  • Relatórios (Governo);
  • Proteção dos ativos;
  • Avaliação econômica.

Devido ao fato de ser bem complexa, a controladoria envolve muitos aspectos. Com isso, vamos trazer a explicação de cada atividade citada acima na sequência do artigo.

Planejamento e o Controle

Aqui estão reunidas todas aquelas ações tidas como principais na controladoria. Servindo justamente para que seja possível a montagem de um plano muito bem alinhado.

Principalmente com os objetivos e com a missão proposta em uma determinada organização. Assim, compreenda que acontece o levantamento das informações, tais como:

  • Custos (padrões);
  • Despesas fixas e as variáveis.

Como resultado disso, você consegue planejar as vendas dos produtos e dos serviços. Não apenas realizando uma cobertura de gastos, mas sim gerando um retorno para seus clientes.

Por certo, saiba que a controladoria durante tal planejamento e controle obtém dados precisos. Desse modo, os mesmos são usados para prever os lucros de forma mais realista.

Além disso, possibilita com que sejam encontradas outras maneiras de aumentar os rendimentos. Um bom exemplo seria a aplicação feita em Fundos de Investimento.

Interpretação dos relatórios

Na interpretação dos relatórios é buscada uma solução para o problema da compreensão (demonstrativos). Visto que nem sempre isso é uma tarefa fácil de ser realizada.

Com isso, entenda que essa fase da controladoria funciona comparando os planejamentos com os resultados. De tal maneira que o processo envolve toda uma interpretação correta das informações que estão sendo registradas.

Avaliação e a consultoria

Durante o procedimento de avaliação são verificados diversos segmentos da gestão. Além da eficácia e de sua adequação frente aos objetivos e as políticas da empresa.

De fato, compreenda que a organização pode planejar expandir no futuro. E esta observação permite avaliar se os recursos foram desperdiçados. Enquanto que mostra se os departamentos tem feito realmente sua parte corretamente.

Por certo, ao finalizar a avaliação temos os pontos fortes e os pontos a serem melhorados. Certamente, essa fase da controladoria é de grande utilidade e possibilita uma organização mais efetiva.

Gestão Fiscal

Nessa parte está a Gestão Fiscal que é fundamental, principalmente no Brasil. Já que o país apresenta um grande nível de burocracia. Sendo importante seguir as políticas fiscais necessárias.

Nisso, é preciso que você monitore muito bem as atividades de modo frequente. A fim de que evite o descumprimento de algumas leis ou normas. Sem dúvida, isso é essencial para não acarretar em multas ou prejuízos.

Relatórios (Governo)

Logo após as outras fases vem as documentações e os relatórios voltados para o Governo. Desse modo, compreenda que a controladoria carece de uma elaboração feita pelos especialistas.

Pois, saiba que é preciso colocar as informações adequadas e seguir as diretrizes exigidas. O ideal é que os profissionais trabalhem em conjunto para que o controle seja feito de modo efetivo.

Proteção dos ativos

Outro ponto que você deve conhecer é a proteção dos ativos que também são feitas pelas organizações. Visto que é essencial proteger os bens que compõem tal organização.

Com isso, entenda que a tarefa é feita mediante alguns controles internos. Que podem ser auditorias ou através da contratações de seguros. Assim, compreenda que os ativos específicos estão assegurados.

Avaliação econômica

Um detalhe importante na controladoria é a avaliação da economia e do mercado. Afinal, saiba que isso possibilita com que sejam feitas antecipações frente aos riscos.

Além de mostrar quais são as possíveis necessidades nas adaptações. Que incluem o uso de novos estratégias ou tecnologias. Vale destacar que a empresa deve analisar também a influência governamental e outras ferramentas.

Qual é a importância da controladoria?

Você pode perceber que a controladoria tem papel fundamental nas organizações. Dessa forma, compreenda que ela ajuda na parte da análise da saúde financeira das mesmas.

Enquanto que reúne os mais diversos dados, tais como:

  • Transações;
  • Investimentos;
  • Receitas;
  • Custos;
  • Entre outros.

Assim, entenda que a controladoria permite avaliar certos indícios:

  • Inadequações;
  • Desperdícios;
  • Desvios de dinheiro.

Consequentemente, saiba que ela auxilia no aumento dos lucros. E ocorre a política da redução dos custos pelas organizações de controle interno. De fato, saiba que o lucro é obtido pela diferença do preço (produto) ou do serviço.

Considerando também os custos utilizados na produção. Dessa maneira, entenda que o suporte é importante em termos de competividade. Por certo, compreenda que a controladoria participa dos 4 fatores envolvidos na otimização dos custos.

Nesse sentido, temos:

  • Processos (operacionais);
  • Estrutura (organizacional):
  • Informações (corretas) e os investimentos (tecnologia);
  • Controles internos.

Sem dúvida, a visão mais ampla e sistêmica da estratégia possibilita ótimos resultados. Uma vez que os produtos, serviços e os processos das organizações buscam gerar valor aos clientes.

Isso inclui a parte interna que são os funcionários e a área externa que são os consumidores. Por isso, a controladoria tem papel fundamental e ajuda a priorizar as atividades tidas como mais eficientes.

Os modelos de Controladoria

As empresas utilizam as mais diversas formas de estruturar o seu controle da parte interna. Desse modo, compreenda que é possível que a organização tenha um órgão ou departamento específico.

Ou mesmo contem com um determinado controlador para coordenar e dar suporte aos gestores. Em resumo, temos os seguintes modelos:

  • Contábil e Fiscal: contém as tarefas rotineiras da área da contabilidade. Inclui os custos, financeira, patrimônio e tributos;
  • Planejamento: essa controladoria apresenta funções muito mais estratégicas. No caso, temos os custos (análise), simulações, projeções e o desempenho;
  • Decisão: o objetivo é focar ações na liderança da organização. Possibilitando com que as decisões sejam mais assertivas;
  • Gestão: bastante comum, visa alinhar todas as ações para a visão, valores e a missão da empresa;
  • Informação: funciona zelando as coletas, armazenamentos e análises dos materiais voltados para a gestão dos recursos;
  • Mensuração: quando é necessário medir os resultado, aplica-se esse determinado modelo.

Perguntas

Qual é a função da controladoria?

Resposta: A controladoria auxilia na análise de toda a saúde financeira de uma empresa. Reunindo vários dados de transação, custos, receitas e de investimentos.

Quem trabalha com controladoria é o quê?

Resposta: O profissional que atua na área tem formação em Economia, Contabilidade ou Administração. Desse modo, é um especialista que sabe lidar com tudo que está relacionado ao processo.

Qual é a diferença entre contabilidade e controladoria?

Resposta: A controladoria é voltada para os processos internos (controle), implantação e proteção do patrimônio. Na contabilidade temos uma gestão econômica e também financeira, analisando se o gestor cumpriu seu papel adequadamente.

Conclusão

Conforme o que foi visto no artigo fico evidente que a controladoria tem uma grande importância. Pois, compreenda que ela visa analisar a saúde financeira de um empresa.

Ao passo que capta todos os dados e informações necessárias para que isso seja realizado. Mantendo sempre uma ótima organização no ambiente e evitando com que ocorram prejuízos e inadequações.

Portanto, a controladoria é ideal para um controle mais efetivo dentro de uma organização. Assim, contar com essa estratégia trará resultados e melhores possibilidades de decisões futuras assertivas por parte da empresa.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a

Contabilidade Ambiental

Contabilidade Ambiental

A contabilidade ambiental é de extrema importância e pode gerar decisão de compra por parte dos clientes. Afinal, compreenda que atualmente as empresas que se preocupam com o planeta são

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima