Inventario de empresa industrial

Inventario de empresa industrial

Você sabe o que é um inventario de empresa industrial e qual a finalidade do método nas empresas? Assim sendo, compreenda que o processo envolve toda a contagem dos ativos, realizando os registros dos mesmos.

Assim, você deve entender que existem vários métodos eficazes para realização do inventário de empresa industrial. Então continue a leitura e saiba com funciona esta atividade e qual é a utilidade do método.

Pontos Chave

  • Inventário de empresa industrial: Método para realizar a contabilização dos itens presentes num estoque. Onde eles podem ser produtos, mercadorias, matérias-primas, entre outros tipos. Assim, entenda que a gestão do setor é fundamental para melhores resultados;
  • Inventário Físico e Contábil: No primeiro temos a contabilização dos itens através de uma listagem. Enquanto que o segundo temos a comparação entre o inventário físico e o do software (sistema);
  • RFID: Tecnologia de identificação por rádio frequência usando um leitor e etiquetas inteligentes. Além de ter no conjunto o chip de dados, a antena e também o sistema de computador. Por certo, saiba que é possível ler lotes de itens e o método funciona a distância.

O que é o inventario industrial?

Inventario de empresa industrial

Essencial para a gestão eficaz, o inventário industrial é a chave para manter a produção fluindo sem interrupções e assegurar a disponibilidade de produtos para venda. Ele envolve um registro preciso de todos os materiais em estoque, bem como dos produtos acabados, garantindo que a produção não pare por falta de recursos e que os clientes sempre encontrem o que precisam.

Com um sistema de inventário bem implementado, empresas industriais podem prever demandas futuras, evitar excessos ou escassez de estoque e otimizar toda a cadeia de suprimentos. Este controle minucioso não só melhora a eficiência operacional mas também contribui para uma melhor satisfação do cliente, ao garantir que os produtos certos estejam disponíveis no momento certo.

Por certo, entenda que a contagem de ativos em empresa industrial é altamente recomendado. Uma vez que é um modelo de documentação que auxilia no controle total do estoque.

Já que engloba uma certa listagem completa e que traz todos aqueles produtos detalhadamente. Possibilitando o registro de estoques em indústria e em outros tipos de empreendimentos.

Confira alguns pontos que são mostrados no documento:

  • Quantidades;
  • Lotes;
  • Data de Validade;
  • Entre outros.

Dessa forma, compreenda que o inventario de empresa industrial ajuda os gestores nas tomadas de decisões. E isso contribui para que os resultados sejam efetivos e que possam trazer bons lucros.

Vale destacar que este levantamento de inventário industrial possibilita conhecer o setor. Fazendo com que os responsáveis estejam cientes quanto aos materiais que podem estar faltando ou não durante a produção.

Tecnologias avançadas aplicadas ao inventário de ativos em empresas industriais

São várias as tecnologias avançadas aplicadas ao inventário de ativos em empresas industriais. Dessa forma, saiba que isso faz com que as empresas e indústrias possam modernizar seus inventários.

Ao passo que os benefícios mediantes a implementação do processo envolvem:

  • Precisão: o inventario de empresa industrial quando aliado a tecnologia tem uma visibilidade mais ampla. Fazendo com que sejam evitados tanto excessos quanto ausência de itens (estoque);
  • Diminuição de tempo gasto: outro ponto importante é que as tarefas são automatizadas. E ainda haverá uma verificação de ativos em setor industrial muito mais competente;
  • Eficiência: com processos mais rápidos e precisos, é possível usar os recursos em outros tipos de atividades.

Vale destacar que alguns dos exemplos de tecnologias são:

  • RFID: método de identificação de dados via ondas de rádio frequência. Nisso, são colocadas as etiquetas nos objetos que recebem a leitura através de um leitor na frequência correta;
  • Realidade aumentada: permitem uma maior facilidade ao fazer o inventario de empresa industrial. Sendo que mostra dados e detalhes a respeito de cada um dos ativos.
ciclo rfid

Desafios comuns na gestão e execução do inventário em empresas do setor industrial?

Você deve saber que o inventario de empresa industrial também apresentam alguns desafios e dificuldades. Principalmente na parte da gestão e também do funcionamento de todo o inventário.

Com isso, compreenda que temos variações diante do tamanho (empresa), modelo de produtos e na cadeia de suprimentos. Assim, entenda que o controle de bens em unidade industrial pode apresentar os seguintes empecilhos:

  • Atendimento (demanda): é um dos problemas encontrados nas empresas de grande porte. Ou mesmo naqueles estoques que apresentem muita complexidade;
  • Estoque excessivo: com o inventario de empresa industrial acima do necessário são feitos gastos a mais;
  • Ausência (produtos): aqui temos os clientes insatisfeitos, vendas perdidas e muitos outros pontos negativos;
  • Riscos: estão inclusos os possíveis furtos, perdas, erros nas operações e outros fatores;
  • Atividades (manuais): quando feito manualmente o inventario industrial se mostra complexo e bastante caro.

Vale ressaltar que a integração de sistemas de gestão no processo de inventário em empresas industriais é importante. Visto que a empresa será beneficiada com a união de vários softwares de gestão. Automatizando as tarefas e garantindo ótimos resultados.

A importância da precisão nos dados coletados durante o inventário industrial

Outro detalhe a ser mencionado quanto ao inventario de empresa industrial é a importância dos dados. Já que para um balanço patrimonial em empresa manufatureira ou indústria é preciso contar com informações verdadeiras.

E para uma visão muito mais precisa e efetiva é essencial contar com:

  • Planejamento do inventário de modo antecipado;
  • Treinar muito bem as equipes e os funcionários;
  • Utilizar algumas ferramentas que sejam adequadas;
  • Realizar auditoria de estoques em empresa fabril;
  • Entre outros métodos que ajudem nos resultados.

De fato, saiba que é fundamental ter estratégias para otimização do tempo e recursos no inventário de empresa industrial. Veja determinadas estratégias na lista abaixo:

  • Planejar antes de fazer a documentação;
  • Automatizar as tarefas;
  • Implementar algumas tecnologias modernas;
  • Treinar muito bem os funcionários;
  • Contar com auditorias de qualidade.

Inventário físico vs inventário contábil: abordagens em empresas industriais

Você deve saber que o inventario de empresa industrial pode ser feito de duas maneiras distintas. O que possibilita com que a empresa faça o levantamento de ativos em contexto industrial com mais facilidade.

Dessa forma, compreenda que temos os seguintes modelos:

  • Físico: a contabilização ocorre de modo manual no setor de estoque. Só que envolve muito trabalho para que se conclua a tarefa;
  • Contábil: aqui compara-se o estoque que é físico para com o que está incluso em sistema.

Decerto, entenda que as abordagens nas indústrias quanto ao inventario de empresa industrial irá depender de alguns aspectos:

  • Tamanho (empresa);
  • Volume (estoque);
  • Tipo (produtos);
  • Cadeia de suprimentos.

Enquanto que empresas com estoque pequeno ou com itens de valor mais baixo escolhem o inventário contábil. Já as organizações de porte grande se enquadram melhor nos inventários físicos.

Por certo, saiba que a influência do inventário na eficiência operacional de uma empresa industrial é muito grande. Pois, entenda que ele contribui nos seguintes aspectos:

  • Atendimento das demandas: o registro de inventário em indústria ajuda a contar com os itens certos no momento oportuno;
  • Diminuição nos gastos: os custos são evitados, principalmente em transporte, armazenamento ou em outros problemas;
  • Produtividade: utilizando um inventario de empresa industrial os funcionários e colaboradores terão menos dificuldades com o estoque;

Um detalhe que você deve entender é que a avaliação patrimonial em empresa manufatureira é outra vantagem. Uma vez que com um inventário bem feito e com ótima gestão temos resultados efetivos.

Avaliação de riscos e controles internos no contexto do inventário industrial

É importante ressaltar que o inventario de empresa industrial precisa contar com uma boa avaliação de riscos. Além de ter controles internos que possibilitem com que sejam detectados tais fatores prejudiciais.

Alguns dos problemas do inventário podem ser:

  • Ausência (estoque): sem os itens necessários perde-se vendas e os clientes ficam insatisfeitos;
  • Estoques excessivos: não é interessante ter gastos desnecessários se isso não atende a demanda;
  • Perdas: caso ocorram furtos, desvios ou outros empecilhos isso gera prejuízos financeiros;
  • Falhas/erros: isso pode prejudicar as tomadas de decisões e algumas coisas importantes relacionadas ao estoque.

Vale dizer que o ideal é que sejam feitas boas práticas de documentação e relatórios no processo de inventário industrial. A fim de que todo o processo seja realizado de maneira correta e com muita eficiência.

Conclusão

Conforme vimos no artigo o inventario de empresa industrial é um documento de grande relevância. Visto que engloba a contabilização dos itens do estoque e traz todos os detalhes deles.

Além disso, entenda que a tarefa permite com que se conheça os cenários relacionados ao estoque. Possibilitando as tomadas de decisões por parte dos responsáveis e organizando o departamento de modo adequado. Portanto, é recomendado realizar o inventário com planejamento prévio.

FAQ: Perguntas Frequentes

Como fazer um inventário na indústria?

Primeiro identifica-se os produtos e as categorias (setores) presentes neste estoque. Em seguida, é feita a programação de um dia para fazer esta atividade. Logo após isso ocorre a contabilização e o posterior registro dos dados em um sistema.

Quais são os tipos de inventários?

Temos 5 tipos de inventários, sendo o geral, dinâmico, anual. Rotativo e o cíclico. Desse modo cada um dos modelos tem suas características e vantagens no controle do estoque.

O que deve constar no inventário de uma empresa?

O inventário tem que ter uma relação completa dos itens disponíveis neste armazenamento. De tal forma que podem ser produtos, materiais e outros tipos de objetos.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a

Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 03 e a Demonstração dos Fluxos de Caixa (R2)

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) com o pronunciamento CPC 03, fornece informação em relação a alterações históricas de caixa e equivalente de caixa de uma entidade através de demonstração classificatória dos fluxos de caixa do período por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima