O impacto da adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil (IFRS)

A adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil é de grande importância para as empresas. Sendo conhecidas pela sigla IFRS.

A adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil tem grande importância para o setor. Dessa forma, saiba que a contribuição delas apresenta uma relevância excelente.

Assim, você deve saber que tais medidas são essenciais para as empresas e organizações do mercado. Então é sobre isso que vamos falar neste artigo completo a respeito do tema.

O que são as normas internacionais de contabilidade no brasil?

Primeiramente você precisa saber o que vem a ser as Normas Internacionais de Contabilidade. Nesse sentido, compreenda que as mesmas são conhecidas pela sigla IFRS.

Dessa maneira, saiba que elas são contábeis e contribuem diretamente e positivamente. Ao passo que as empresas poderão exercer suas funções com muito mais efetividade.

Nisso, entenda que a adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil é essencial. Sendo que tal movimento que visa harmonizar as normas teve seu surgimento por motivos específicos.

De tal forma que a razão foi o incremento de operações internacionais feita entre as companhias. Devido a presença do comércio das mercadorias, serviços, busca pelos capitais, e outros fatores.

Por certo, você deve compreender que o mercado atual tem expandido bastante. Com isso, saiba que para que as empresas sobrevivam é preciso que elas atraiam recursos.

Consequentemente, a arrecadação de recursos do mercado de capitais em outros países se faz necessária. Enquanto que em tais nações temos várias normas de contabilidade que precisam ser respeitadas.

Assim, compreenda que é fundamental a adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil. E nisso surgiu uma padronização feita pela IASB (International Accounting Standards Board).

Que é adotada por pelo menos 100 países ao redor do mundo. Vale destacar que no Brasil, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) exigiu essa adequação.

De tal maneira que as empresas tem que seguir as normas IFRS desde 2.008. Certamente, você pode perceber que isso impactou as organizações e trouxe muitas mudanças. Como resultado disso, o desempenho econômico e outros fatores passaram a ser avaliados.

Pontos chave

  • Normas Internacionais de Contabilidade: são regras padronizadas para ajudar a contribuir no setor. Criando padrões específicos para que as empresas de nível mundial sigam as mesmas regras;
  • IASB: International Accounting Standard Board, que cobre cerca de 100 países ao redor do mundo;
  • IFRS no Brasil: Embora seja um padrão único, ficou dividida em duas fases. A primeira em 2.008 adicionando apenas algumas normas específicas. Já a segunda cobre de forma plena todos os quesitos e foi estabelecida em 2.010;
  • Vantagens das normas IFRS (impactos): uma visão de ganhos e perdas, previsão das oscilações financeiras, estabelecimento de decisões corretas, alinhamentos, comparativos, entre outras.

A adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil

Anteriormente você ficou sabendo o que são as normas IFRS. Desse modo, pode perceber que as mesmas dizem respeito as leis internacionais que regem o setor.

Com isso, a adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil demorou um pouco. Já que devido a soberania nacional, a validade no país foi sendo implementada aos poucos.

Sendo que teve sua publicação através da IASB que é o Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade. Assim, entenda que tais regras foram adaptadas mediante ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

Onde foi feita a tradução e análise das normas, além da publicação (orientações) e interpretações. Para isso estabeleceu-se pronunciamentos técnicos chamados de CPCs.

Entretanto, você precisa saber que algumas empresas ingressaram na bolsa de valores. Nisso, o objetivo é justamente conseguir atrair os investidores internacionais.

E através da adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil temos um padrão único. De tal forma que isso acaba sendo benéfico e facilita as avaliações das organizações.

Confira alguns detalhes a respeito da IFRS no Brasil:

Aliás, saiba que os alguns órgãos participantes são:

Decerto, saiba que a adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil é de grande utilidade. Visto que possibilitam uma melhor compreensão aos profissionais contábeis. Já que demonstram outras elaborações feitas por técnicos especialistas do setor.

Qual é o objetivo da adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil?

Essas normas internacionais (IFRS) estão relacionadas a área de contabilidade. Dessa forma, compreenda que o objetivo é gerar um padrão internacional (consenso).

Garantindo com que a transferência dos conhecimentos e suas interpretações sejam feitas corretamente. Além disso, saiba que mantém o nível de segurança a todos os usuários.

Sem dúvida, os impactos da adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil são enormes. Principalmente por indicarem caminhos e visões já estabelecidas anteriormente.

Assim, compreenda que os investidores e interessados podem notar o poder de uma moeda específica. Comparando as diversas economias dos países do globo, incluindo as moedas funcionais e correntes.

No primeiro caso temos a moeda do próprio ambiente econômico. Dessa maneira, ela é a principal onde tal empresa foi inserida. Com isso, a mesma opera as entradas e as saídas (caixa).

Não havendo necessidade de adoção de uma outra moeda funcional. Agora na segunda temos a corrente, ou seja, a local. Onde comporta a região ou mesmo o país da empresa.

A adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil na prática

Na prática, a adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil foi feita de forma padrão. De tal forma que trazem mudanças nos conceitos contábeis tanto objetivos quanto subjetivos.

Sendo que podem gerar impactos de insegurança, desconforto ou fatores similares. Uma vez que os profissionais do setor podem ter alguma dificuldade a aderir a tais normas.

Desse modo, compreenda que os órgãos contábeis do Brasil devem ter respeito as normas internacionais. Seja as características legais ou mesmo as societárias que visam uma harmonia contábil.

Por certo, a adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil ficou decidida em 2 fases. Onde temos a primeira que iniciou-se em 2.008 de modo parcial.

Fazendo com que apenas algumas regras fossem adotadas no formato da IFRS. Enquanto que em 2.010 ocorreu a plenitude da adoção das normas. Cobrindo a parte da contabilidade e contando com os seguintes pontos:

  • Órgãos fiscalizadores;
  • Profissionais do setor;
  • Adoção correta.

Assim, você pode notar que é preciso que haja um zelo e uma orientação nos processos. A fim de que tudo seja obedecido conforme a lei e que bons resultados surjam disso.

Por que adotar as normas IFRS?

O QUE É IFRS?

Logo após tantas informações você pode entender a importância das normas IFRS. Dessa forma, compreenda que a adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil foi feita aos poucos.

Já no sentido da inclusão das mesmas temos a implantação padronizada e única. Fazendo com que os analistas e investidores da área contábil possam vir a medir desempenhos.

Além disso, saiba que a posição financeira de tais empresas são vistas com precisão maior. Decerto, compreenda que antes do uso das normas IFRS havia muita confusão.

Uma vez que os profissionais do setor tinham que seguir normas de seus próprios países. Tendo regras específicas na parte contábil e também nas utilizadas para as publicações.

Contudo, com a adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil tudo mudou. Já que os usuários de vários países contam agora com um padrão de normas.

Gerando uma maior capacidade nas análises e na visualização. Certamente, entenda que isso facilita a visão dos ganhos e das perdas nos negócios. Aliás, as próprias oscilações da área financeira podem ser previstas.

Ao passo que se torna possível estabelecer decisões corretas para lidar com vários tipos de cenários. Como resultado, você terá uma empresa alinhada e que pode traçar um caminho acertado.

Conclusão

Em conclusão, você pode verificar que a adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil é fundamental. Uma vez que traz uma certa comparabilidade e maior qualidade nos demonstrativos financeiros.

Desse modo, compreenda que os impactos serão positivos, ajudando na previsão dos especialistas. Além disso, saiba que os investidores vão preferir empresas que sigam os padrões estabelecidos.

O que será útil até mesmo para alavancar a economia do país. Vale ressaltar que a IFRS tem como moeda funcional o dólar. Com isso, a conversão de outros locais será em dólar e posteriormente para a moeda corrente.

A vantagem principal fica por conta da melhor adaptação dos seguimentos. De tal modo que comparativos entre empresas brasileiras e estrangeiras será possível.

Portanto, a adoção das normas internacionais de contabilidade no brasil é de grande importância. Sendo que não importa o tamanho da empresa, pois todas elas podem participar do processo.

0 0 votes
Avaliação do artigo
0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentarios
O impacto da falta de gestão de ativos no seu empreendimento
A gestão de ativos está diretamente ligada à governança corporativa e busca identificar, mensurar e controlar o ciclo de vida desses ativos nas organizações.
Informações Relevantes
Não perca o controle do seu inventario gerencie seus ativos de forma profissional com nossas ferramentas
Guia de Navegação
Mantenha-se atualizado
Torne-se PRIME

Se inscreva gratuitamente para ler nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

Em destaque
Conteúdo Relacionados
Conteúdo