Asset Management o que é? (Gestão de Ativos)

Asset Management, gestão inteligente: o que você precisa fazer

O conceito Asset Management refere-se à gestão de bens. Uma empresa do ramo observa o desempenho dos ativos (Assets) de acordo com o seu perfil. Nesse aspecto, o alvo dessa ferramenta da contabilidade é o acompanhamento e o manuseio de cada Asset (aquisição, manutenção e liquidação). Saiba mais sobre isso e muito mais neste post que a CPCON preparou especialmente para você!

O que é uma empresa de Asset Management?

Assets Management são práticas (a curto, médio e longo prazo) da contabilidade para otimizar o manejo do patrimônio de uma empresa ou pessoa física.

Por exemplo, os bens, os recursos financeiros e os estoques. Assim, uma empresa de Asset Management pode estar voltada para a gestão de ativos de seus clientes, trazendo soluções corporativas e otimizando os processos, para assim gerar valor.

O que é Asset Manegement no mercado financeiro?
O que é Asset Manegement no mercado financeiro?

O que é Asset Manegement no mercado financeiro?

No mercado financeiro, o Asset Management precisa de uma avaliação econômica para assim serem definidas as estratégias de alocação de recursos. Essa avaliação econômica também pode ser realizada com a finalidade de aquisições e cisões de vendas, abertura e fechamento de capital entre muitas outras.

Um ponto que é importante destacar é que, na gestão de ativos, as empresas e negócios precisam estar enquadrados nas regras da legislação de contábeis brasileiras.

Ainda, se for o caso, também é preciso levar em conta as regras internacionais. Por isso, nessa parte é interessante contar com a ajuda de profissionais capacitados e cientes sobre os procedimentos de gestão de ativos, como, por exemplo, o Grupo CPCON.

Asset Management: gestão inteligente na indústria

A gestão de ativos industriais toma conta dos ativos e estoques (verificar o que está em falta ou o que está em excedente), do tempo de vida dos equipamentos (vida útil) e dos investimentos do empreendimento.

O Asset Management parte do princípio da gestão integrada e te ajuda a investir para ter a maior rentabilidade possível com seus ativos. Na contabilidade, a gestão inteligente dos bens, feita por estudiosos do mercado financeiro, pode te surpreender.

Essa modalidade de gestão, portanto, é fundamental para que o patrimônio que o cliente colocou em suas mãos, seja cuidado com o mesmo zelo que o faria como se fosse o seu.’

Como montar um Asset Management?

A melhor forma de montar um Asset Management é trabalhar com uma equipe de confiança e com experiência, que possa oferecer respostas para todas as suas dúvidas sobre uma gestão eficiente, gestão inteligente e avaliação patrimonial dos ativos, porém, nem sempre se identifica no mercado profissionais aptos para desenvolver esta tarefa internamente nas empresas.

Para isso, conheça a CPCON, a maior empresa do país na área de gestão e avaliação patrimonial. Clique aqui e converse com nosso time de especialistas, que estão prontos para te atender e apresentar soluções sobre Asset Management.

Em mais de 26 anos de existência, a CPCON já atendeu mais de 2 mil clientes, sempre seguindo à risca as legislações nacionais e internacionais. Entre em contato e faça parte desse número!

  1. Qual a tradução de Asset Management?

    Do inglês, asset management significa “gestão de ativos” em português

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a ,

Comitê de Pronunciamento Contábeis

Redução ao Valor Recuperável de Ativos – Mudança Lei 11.638/07

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis reitera o pronunciamento técnico CPC 01 sobre a Redução ao Valor Recuperável de Ativos. Conforme Art. 3º, Considera-se de grande porte, para fins exclusivos desta lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00”

Continuar lendo »

A gestão de ativos além do controle físico

Com a publicação da ISO 55000 e suas atualizações ISO 55001 e ISO 55002, as empresas têm se preocupado mais com a gestão de seus ativos, inclusive buscando a certificação nestas normas, principalmente pelo reconhecimento da importância do gerenciamento adequado da base de ativo imobilizado para a operação e resultado financeiro das organizações.

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima