Etiqueta de identificação de produtos

Etiqueta de identificação de produtos 3
Uma etiqueta de identificação de produtos permite um controle efetivo das mercadorias. E a tecnologia RFID é excelente nesse processo.

Você sabe o que é uma etiqueta de identificação de produtos e qual o grande objetivo deste componente? Pois, entenda que a mesma é colocada em produtos e nas mercadorias de uma empresa.

Ao passo que isso funciona como um rótulo de identificação de produtos, gerando excelentes resultados. Então continue a leitura e saiba todos os detalhes a respeito deste item e da importância dele nas organizações.

Pontos Chave

  • Etiqueta de identificação de produtos: São componentes que contém os dados e são lidos por leitores nas frequências corretas. Desse modo, podem apresentar formatos, tamanhos e modos de funcionamento diferentes;
  • Tipos de tecnologias: As principais incluem o código de barras, o sistema RFID e o NFC. Enquanto que existem diferenças importantes e isso requer um planejamento na hora de escolher o método correto;
  • Código de barras: Um modelo de leitura que utiliza um código (barras) que fica incluso num produto. De tal forma que haverá um leitor que realiza o escaneamento do código para capturar os dados;
  • RFID: Sistema que utiliza as ondas de radiofrequência para identificar e transmitir as informações. É superior ao código de barras, pois faz leituras a distância e em lotes. Assim, entenda que o conjunto conta com uma antena, o chip, o leitor, a etiqueta e um software de computador (gestão);
  • NFC: Modelo de pagamentos feito a uma pequena distância. Se parece com o RFID, porém não tem um alcance tão efetivo. Contudo, entenda que a diferença é que permite escaneamentos através de Smartphones e dispositivos móveis.

O que é uma etiqueta de identificação de produtos?

Etiqueta de identificação de produtos

Uma etiqueta de rastreamento de produtos serve para fornecer dados e informações a respeito de um determinado item. Desse modo, compreenda que a mesma é colada ou afixada nas mercadorias para que a tarefa seja realizada.

Com isso, entenda que os dados contidos nela podem ser:

  • Nome (produto);
  • Número (modelo);
  • Número (série);
  • Código (barras);
  • Entre outros.

Sendo que a etiqueta de identificação de produtos consegue otimizar o processo devido a tecnologia de ponta. Onde temos uma espécie de rótulo de rastreio de produtos que funciona de modo competente e com alta precisão.

No caso, saiba que tais etiquetas inteligentes são utilizadas justamente nas seguintes atividades:

  • Rastrear (mercadorias do estoque);
  • Para finalidades de garantias;
  • Retorno de dados e informações para os clientes.

Vale destacar também que são muitas as inovações em tecnologia de etiquetas de identificação de produtos. Visto que com o passar do tempo cada vez mais as empresas tem prestado atenção nestas inovações.

Assim, compreenda que a etiqueta de identificação de produtos pode ser do seguinte modelo:

  • Código de barras: uma tecnologia que conta com um determinado código que é lido pelos scanners. De tal forma que isso tem que ser feito por proximidade e em cada um dos itens;
  • RFID: são etiquetas que conseguem identificar os produtos usando a radiofrequência. Possibilitando com que seja feito o armazenamento dos dados e a transmissão deles. Para isso são usados leitores para rastrear e monitorar as mercadorias, mesmo sem contato visual;
  • NFC: é um outro tipo de marcador de identificação de mercadorias, onde as etiquetas possuem os dados necessários. Com isso, saiba que são feitas as transmissões e armazenamentos das informações. Sendo que Smartphones e dispositivos móveis podem fazer a leitura delas.
gráfico de radar comparativo entre RFID, Código de Barras e NFC, visualizando diferentes critérios de desempenho. Este gráfico oferece uma visão clara das forças e fraquezas de cada tecnologia em várias dimensões: Custo de Implementação: O RFID tem um custo mais elevado, enquanto o código de barras é mais econômico e o NFC tem um custo intermediário. Alcance de Leitura: O RFID destaca-se com um alcance de leitura mais longo. O NFC tem um alcance muito curto, e o código de barras necessita de contato visual direto. Precisão: Todas as três tecnologias têm alta precisão, com o RFID e o NFC um pouco à frente do código de barras. Resistência a Interferências: NFC tem alta resistência a interferências, RFID tem uma resistência moderada, e o código de barras é o mais suscetível a interferências. Privacidade e Segurança: O NFC lidera em termos de privacidade e segurança, seguido por RFID e depois código de barras, que tem a menor capacidade de criptografia e segurança. Este gráfico oferece uma compreensão abrangente de como cada tecnologia se compara em aspectos chave, ajudando a informar a escolha da tecnologia apropriada para diferentes aplicações.​

Aplicações práticas de etiquetas RFID na identificação de produtos

Etiqueta de identificação de produtos

Você viu o que vem a ser a etiqueta de identificação de produtos e a importância da mesma. Dessa forma, entenda que tal componente poderá ser feito de vários tipos de materiais, tais como:

  • Papel;
  • Metal;
  • Plástico;
  • Entre outros.

De fato, compreenda que esta tag de rastreabilidade de produtos deverá atender os requisitos da empresa. Ao passo que ambientes com maior umidade exigem materiais que sejam duráveis neste cenário.

Por certo, entenda que o sistema RFID é um dos mais promissores e competentes. Dessa maneira, saiba que isso faz dele uma escolha correta para uma sinalização de identificação de itens correta e dinâmica.

Enquanto que através das ondas de radiofrequência e do conjunto de componentes se torna possível:

  • Rastrear: é feito um monitoramento (tempo real) mostrando as localizações e movimentações dos produtos. Indicando o status deles dentro da cadeia de suprimentos;
  • Acessos (segurança): concessão de entradas e de saídas em locais considerados restritos na empresa. Desse modo, saiba que isso evitará furtos, roubos e desvios de itens;
  • Autenticações: a etiqueta de identificação de produtos em RFID garante que a mercadoria seja autêntica;
  • Pagamentos e a automação: haverá mais agilidade, integração dos sistemas e otimização na experiência (clientes);
  • Rastreios: esta etiqueta de marcação de produtos mostrará desde a origem até que o produto chegue ao consumidor. Ao passo que são respeitadas as normas e regulamentações vigentes;
  • Marketing: temos a possibilidade de personalizar os itens respeitando as preferências dos clientes. De tal forma que ainda será possível realizar promoções e otimizar as comunicações com seus consumidores;
  • Uso na indústria, varejo, saúde e logística.

Vantagens competitivas da utilização de etiquetas inteligentes de identificação

A etiqueta de identificação de produtos apresenta ainda algumas vantagens competitivas que são essenciais. Desse modo, compreenda que no modelo RFID os benefícios incluem:

Além disso, entenda que é possível fazer a customização de etiquetas de identificação para diferentes setores industriais. Visto que o RFID pode ser aplicado nas mais diversas áreas e setores.

Ao passo que os resultados acabam ficando muito mais favoráveis para a organização. Entre alguns exemplos estão as etiquetas que contam com vários tipos, formatos e tamanhos.

Sustentabilidade e materiais ecofriendly em etiquetas de identificação de produtos

Outro ponto que você deve saber é a respeito da sustentabilidade presente durante o uso do componente. Pois, compreenda que a etiqueta de identificação de produtos quando junta a materiais eco-friendly se torna muito mais efetiva.

Com isso, entenda que alguns exemplos interessantes incluem:

  • Papéis (reciclados);
  • Papéis (kraft);
  • Fibras (naturais);
  • Bioplásticos;
  • Compostáveis (materiais).

Decerto, compreenda que o ideal é que haja também uma integração de sistemas de gestão com etiquetas de identificação automatizada. A fim de que tudo esteja alinhado para atender as necessidades da empresa.

Enquanto que tal etiqueta pode ser vista como uma placa de identificação de mercadorias. E ainda haverá um sinal de rastreamento de produtos para que eles sejam monitorados em tempo real com o RFID.

Então é fundamental que sejam criadas estratégias para aprimorar a precisão na identificação de produtos com etiquetas. Onde o ponto essencial é justamente prezar pela sustentabilidade. Já que o próprio público costuma valorizar isso nas organizações.

Desafios e soluções na implementação de etiquetas de identificação em larga escala

Etiqueta de identificação de produtos

Você deve saber também que a etiqueta de identificação de produtos pode apresentar certos desafios. Uma vez que nem sempre é tão simples de incluir o modelo RFID ou outra tecnologia em uma empresa.

Dessa forma, compreenda que entre as dificuldades mais comuns temos:

  • Custos elevados (inicialmente);
  • Integrações mais complexas;
  • Padronizações;
  • Treinamentos (equipes);
  • Privacidade/segurança.

Por certo, entenda que o marcador de identificação de artigos em questão requer uma infraestrutura. Por isso, entenda que é preciso planejar tudo com antecedência e de modo cauteloso.

As possíveis soluções incluem:

  • Utilização de outras tecnologias (emergentes): isso inclui a Internet das Coisas e o blockchain;
  • Benchmarking: verificar a experiência apresentada pelas outras empresas a respeito das etiquetas;
  • Monitoramento/avaliação: é preciso tanto monitorar quanto avaliar o processo de modo regular.

Vale ressaltar que a segurança da informação e privacidade na era das etiquetas inteligentes se torna imprescindível. O que indica que este é outro fator a ser avaliado, já que existem ainda algumas dificuldades nesta questão.

Conclusão

Conforme foi visto no artigo, a etiqueta de identificação de produtos traz diversas contribuições. De tal forma que organiza muito bem o setor de estoque auxilia a logística e integra todos os sistemas de uma empresa.

Sendo que a tecnologia mais utilizada é o padrão RFID que funciona com as ondas de radiofrequência. Mantendo leituras, rastreamentos, monitoração efetiva e trazendo diversas vantagens as organizações.

Com isso, saiba que haverá uma evolução e tendências futuras em tecnologias de etiquetas de identificação de produtos. Onde cada vez mais as inovações vão ser aplicadas para melhores resultados.

FAQ: Perguntas Frequentes

O que é uma etiqueta de identificação?

Uma etiqueta de identificação consiste num componente adesivo que é aplicado em produtos e mercadorias. De tal forma que possui dados que são importantes, tais como, códigos, marcas, entre outras informações.

Quais são os tipos de etiquetas que existem?

As principais incluem as etiquetas de papel, plásticas, removíveis, RFID, térmicas, resinadas e de poliéster. Com isso, saiba que é preciso avaliar muito bem o ambiente onde elas vão ser inseridas. A fim de que as mesmas não estraguem com facilidade prejudicando os processos.

Quais são as informações que devem constar na etiqueta de preços dos produtos?

Nas etiquetas é preciso que estejam as informações que caracterizem o produto. De tal modo que temos o preço unitário, o código e outros detalhes. Já nas etiquetas RFID há um chip com os dados que é lido através do leitor que envia o conteúdo a um sistema de computador.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a ,

Gestão inteligente de estoque

A gestão de estoque engloba uma administração voltada para estocagem, manutenção e contabilidade dos produtos comercializados ou das matérias-primas de uma empresa. O método inclui toda a parte operacional relacionada

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima