Gestão automatizada de estoque: Como é feita e quais as vantagens

Gestão automatizada de estoque
Uma gestão automatizada de estoque é importante e garante resultados favoráveis. Já que evita erros e ainda organiza o setor de modo efetivo.

Você sabe o que é uma gestão automatizada de estoque e qual é a importância deste processo? Pois, compreenda que tal estratégia permite com que as empresas controlem com muito mais eficiência o setor.

De tal forma que o armazenamento ficará muito mais competente e com o uso de um software ficará ainda mais prático e preciso. Então leia este artigo e fique atualizado a respeito deste assunto de grande relevância no mercado.

Pontos Chave

  • Gestão de estoque: Um processo onde é feita a organização de fluxos dos bens presentes numa empresa. Controlando o ciclo que conta com os pedidos, produção, armazenamento, vendas e reabastecimento dos itens;
  • Gestão automatizada de estoque: Método onde são feitas atualizações instantâneas nas compras e vendas dos produtos. Para isso utiliza-se um software de gestão que substitui as tarefas manuais;
  • Sistema RFID: Um tipo de tecnologia que se parece com o código de barras. Entretanto, compreenda que ela consegue ler a distância e em lotes, tendo etiquetas inteligentes chamadas de tags.

O que é gestão automatizada de estoque?

Basicamente, uma gestão automatiza de estoque consiste num procedimento que visa organizar o departamento. Ao passo que ajuda no planejamento, no controle dos produtos e verifica os abastecimentos do local.

Enquanto que mostra se a empresa terá ou não que realizar a compra de um determinado item. Com isso, entenda que a gestão automatizada de estoque engloba o uso de um software ou sistema.

Onde haverá uma tecnologia específica que será auxiliar nas tarefas e que trará ótimas contribuições. Além disso, compreenda que será possível implementar os sistemas de rastreamento, tais como o RFID.

Desse modo, entenda que você terá um estoque moderno e que esteja sempre atualizado. Visto que esta é uma tendência que as empresas estão buscando atualmente para superarem as concorrências.

Por certo, saiba que frente aos trabalhos manuais, o uso de uma tecnologia será muito mais viável. Uma vez que evitará erros e os dados estarão sempre a disposição quanto forem necessários.

Nisso, entenda que a gestão automatizada de estoque gera alta precisão no resultados. Sendo que consegue trazer economia em vários procedimentos, gerando ganhos de tempo e dinheiro para as empresas.

A adoção de um software para gestão fará também com que o retrabalho seja diminuído. Auxiliando nas tomadas de decisões e removendo muitas das tarefas manuais, o que acaba sendo importante.

Vale destacar que a gestão do estoque atua na rotatividade das mercadorias e dos produtos disponíveis. E que podem vir a ser vendidos pela empresa, evitando com que eles fiquem obsoletos ou parados no armazém.

Sem dúvida, compreenda que haverá prejuízos caso os itens não sejam procurados pelo mercado. E a ferramenta de gestão automatizada de estoque consegue otimizar justamente este ponto. Mostrando produtos mais vendidos, métricas para abastecimento, prioridades, entre outros detalhes.

Gestão automatizada de estoque

Como é feita a gestão automatizada de estoque?

Você viu anteriormente o que vem a ser a gestão do estoque quando ela é automatizada. De tal forma que isso possibilita com que as empresas otimizem as atividades do setor e garantam muito mais efetividade.

Com isso, entenda que são muitas as vantagens para as organizações que implementam tal método. E para conseguir realizar uma inclusão correta será preciso seguir alguns passos:

  • Fazer todo o mapeamento dos processos a fim de identificar as possíveis falhas;
  • Criar estratégias que sirvam para trazer melhorias e também correções;
  • Detectando assim os pontos desfavoráveis e que possam prejudicar o processo;
  • A gestão automatizada de estoque requer em seguida que as ações elaboradas sejam colocadas em prática;
  • Os resultados iniciais são então medidos. Caso haja algum problemas será preciso recomeçar os passos citados anteriormente;
  • Observando a gestão estruture um tipo de processo que se alinhe as necessidades da empresa;
  • Faça treinamentos específicos para a sua equipe de colaboradores. A fim de que tudo saia conforme o esperado.

Dessa forma, compreenda que o processo de gestão automatizada de estoque possibilita a criação de estratégias. Que sejam comerciais e que ajudem na venda dos produtos e mercadorias com mais rapidez.

Vale ressaltar que se torna possível fazer promoções ou mesmo descontos para melhores resultados. Visto que estas são estratégias que geralmente costumam ser muito eficazes para atrair novos clientes.

Quais são as vantagens de ter uma gestão automatizada de estoque?

São muitas as vantagens ao implementar corretamente uma gestão automatizada para o setor de estoque. Pois, entenda que um software ou sistema completo trará otimizações que serão de grande importância.

Já que temos os rastreamentos em tempo real, dados dos produtos e muitas outras informações essenciais. Com isso, saiba que uma gestão do tiposerá muito superior aos trabalhos manuais.

Ao passo que entre os benefícios principais temos:

  • Automatizações: o primeiro ponto favorável da ferramenta é o fato dela ser em tempo real. Mostrando os dados assim que as compras ou vendas são feitas. Enquanto que evitará falhas que poderiam ocorrer se o processo fosse manual;
  • Informações sempre disponíveis: com uma gestão efetiva você terá os dados com mais facilidade. Uma vez que o sistema é organizado e bastante acessível. Além de não trazer dados inconsistentes ou informações que sejam desatualizadas. Tendo relatórios para ajudar nas tomadas de decisões da empresa;
  • Análises: as atividades feitas diariamente vão ser mais eficientes e os dados estarão sempre acessíveis. De tal forma que o software de gestão só precisará ser acessado para trazer as informações buscadas;
  • Melhoria na produtividade: devido ao fato de serem tarefas mecânicas, a precisão não mudará nunca. E isso faz com que a equipe tenha mais tempo para se dedicar em outras tarefas importantes. Sendo que os clientes poderão ser bem atendidos;
  • Controle (acontecimentos): A gestão automatizada de estoque permite saber os produtos que tem mais saída. Evitando com que eles fiquem ausentes, o que poderia atrapalhar as vendas aos clientes. Aliás, saiba que as equipes serão reduzidas e o software se adaptará ao crescimento da empresa.

Quais são as categorias que podem utilizar a gestão automatizada de estoque?

Gestão automatizada de estoque

São muitas as empresas e indústrias que podem contar com o método estratégico em questão. Afinal, compreenda que o sistema consegue otimizar as mais diversas organizações não importando o tamanho.

Enquanto que as categorias atendidas são variadas e através da gestão automatizada de estoque temos resultados positivos. Dessa maneira, compreenda que tal modelo de gestão automatizada pode ser utilizada nos seguintes empreendimentos:

  • Varejo: aqui temos o uso de uma tecnologia para contribuir diretamente neste setor. Visto que se tornará possível garantir com que os produtos e as mercadorias estejam sempre disponíveis. Fazendo com que o estoque tenha os itens que os clientes precisam;
  • Manufatura: neste setor é possível fazer o rastreamento dos componentes e também dos produtos presentes no estoque. Por isso, compreenda que escolher bem a tecnologia a ser implementada fará grande diferença;
  • Logística: o estoque é diretamente ligado a logística e ambos precisam estar muito bem administrados. Ao passo que com a automatização temos um monitoramento e rastreio de alta qualidade. Principalmente se o método escolhido for o RFID;
  • Entre muitos outros exemplos.

Decerto, entenda que contar com uma gestão automatizada de estoque é a melhor alternativa. Já que sua empresa terá um sistema completo e que estará sempre integrado aos outros softwares.

RFID na gestão automatizada de estoque

A tecnologia RFID é voltada a identificação dos dados usando um leitor através das ondas de rádio frequência. Desse modo, compreenda que o conjunto engloba alguns componentes que são de extrema importância.

Nesse sentido, entenda que temos a antena, o chip (dados), o leitor, as etiquetas inteligentes (tags) e um software. Por certo, saiba que este sistema de computador é que fará com que os dados sejam utilizáveis.

Certamente, compreenda que ao utilizar a gestão automatizada de estoque você terá ótimos resultados. Uma vez que este método é muito superior ao antigo código de barras.

E as etiquetas de RFID podem ser lidas em lotes e mesmo estando a certa distância do objeto. O que acaba sendo uma contribuição e tanto para as empresas, embora a tecnologia custe um pouco mais caro.

As vantagens de incluir o RFID na gestão de estoque são as seguintes:

  • Precisão: os processos de rastreamento e de identificação são feitos automaticamente e com mais efetividade. Sendo que o inventário terá muito mais assertividade e são evitados diversos erros manuais;
  • Diminuição (custos): com o uso do RFID será possível remover vários problemas que atrapalham o setor. Enquanto que as correções dos erros podem ajudar a economizar dinheiro;
  • Controle: tendo uma melhor precisão você garantirá com que sua empresa se mantenha produtiva e eficiente;
  • Atendimento: com uma gestão automatizada de estoque os seus clientes terão os produtos que precisam. E as demandas vão ser atendidas, fazendo com que sua empresa tenha mais valorização por parte deles.

Conclusão

Em conclusão, saiba que ter uma gestão de estoque automatizada traz ótimos resultados. Afinal, compreenda que você manterá o setor sempre organizado e com os produtos e mercadorias adequados.

Ao passo que tudo isso contribuirá diretamente nos departamentos da empresa, tais como, a logística. Dessa forma, entenda que contar com este método é interessante, pois evitará erros e falhas manuais.

Garantindo com que o estoque esteja sempre alinhado e otimizado para atender aos seus clientes. Por isso, saiba que é fundamental implementar uma gestão automatizada de estoque através de um sistema ou software.

FAQ: Perguntas Frequentes

O que é automatização de estoque?

Nesta ferramenta temos um estoque sempre sendo atualizado em tempo real. Desse modo, compreenda que isso ocorre quando os itens são comprados ou vendidos. E faz com que os erros manuais não aconteçam, já que temos um software de alta precisão fazendo esta gestão.

O que é gestão automatizada?

A gestão automatizada consiste em gerenciar uma empresa com uso de uma tecnologia. Com isso, entenda que ela tem funções que substituem as antigas tarefas manuais, garantindo melhores resultados.

Como automatizar o estoque?

Para isso você deve organizar o setor, realizar o cadastro de todos os produtos e padronizar este cadastro. Em seguida, faça o acompanhamento das entradas/saídas, conte com ótimos fornecedores, realize inventários e tenha tecnologias que permitam integrar os processos.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a

Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 08 e Custos em Emissão de Títulos

O CPC 08 tem por objetivo prescrever o tratamento contábil aplicável ao registro de custos incrementais incorridos em ações ou bônus de subscrição, na captação de recursos por meio de emissão de títulos de dívida e também em outros títulos patrimoniais de dívida.

Continuar lendo »
Comitê de Pronunciamento Contábeis

Redução ao Valor Recuperável de Ativos – Mudança Lei 11.638/07

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis reitera o pronunciamento técnico CPC 01 sobre a Redução ao Valor Recuperável de Ativos. Conforme Art. 3º, Considera-se de grande porte, para fins exclusivos desta lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00”

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima