Existem algumas dúvidas em relação às normas contábeis da IFRS x BR GAAP, que ao contrário do que muitos pensam não são regras tributárias ou fiscais. Adequar a sua empresa a elas traz benefícios, como transferência e mais investimentos. Veja mais, a seguir!
Guia de Conteúdo
ToggleIFRS e BRGAAP
Entenda então, a seguir, o que é IFRS e BRGAAP e as suas diferenças!

O que é IFRS?
IFRS é a sigla para International Financial Reporting Standards, que traduzido para o português significa “Padrões Internacionais de Contabilidade“. O IFRS foi implantado totalmente em 2010 com o intuito de manter a transparência das informações financeiras no mundo todo.
O International Financial Reporting Standards corresponde a normas contábeis internacionais publicadas pelo IASB (International Accounting Standards Board), órgão responsável por manter a transparência e a estabilidade das informações.
Por meio do IFRS é possível que as pessoas físicas e jurídicas realizem investimentos e tomem decisões financeiras de modo consciente e mais seguro. Visto que, com o International Financial Reporting Standards, todas as pessoas podem ver o que está acontecendo na empresa que desejam investir.
A adequação ao IFRS é obrigatória em diversos países no mundo. Então, seguir todo o International Financial Reporting Standards garante mais transparência, facilitando investimentos, regularidade, evitando complicações fiscais, e também créditos mais fáceis, aumentando o capital da empresa.
O que é BRGAAP?
GAAP é a sigla para Generally Accepted Accounting Principles, e foi comumente usado para o padrão americano (USA) de contabilidade, como US GAAP. As letras que o antecipam representam o país. Logo, o BRGAAP significa Princípios Contábeis geralmente aceitos no Brasil.
Esse conceito corresponde ao conjunto de normas contábeis que reagem à área, feitas por vários órgãos. Entre eles, estão: Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central, além da Lei das Sociedades por Ações.
Outro ponto importante quando falamos do conceito BRGAAP é o seu objetivo. A norma busca uniformizar o mercado nacional para que todas as empresas apresentem seus resultados da mesma maneira.
BRGAAP vs IFRS
Essas normas contábeis têm algumas diferenças. Por isso, vale comparar o BR GAAP vs IFRS.
A diferença mais evidente é que o BRGAAP são normas contábeis vigentes no Brasil. Já o International Financial Reporting Standards (IFRS) são regras que valem para o mundo todo, estabelecidas pelo IASB, um órgão supranacional, e que tem sido adotada pela maioria dos países como padrão internacional de contabilidade.
No Brasil não tem sido diferente, o BRGAAP tem se tornado um padrão convergente ao IFRS, através de revisões e normatizações, e seguindo a tendência mundial, em algum momento ficará muito semelhante no que se refere aos padrões internacionais.
Para esta convergência, um Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi criado no Brasil, para que o IFRS seja analisado e adaptado à realidade do país. Após esse processo, o CPC elaborou e publicou as suas diretrizes, nomeadas como Pronunciamentos Técnicos (CPC), Orientações (OCPC) ou Interpretações (ICPC).
Portanto, o IFRS compartilha um objetivo principal: padronizar a contabilidade mundialmente. Dessa forma, pouco importa se um relatório contábil vem da Inglaterra ou dos Estados Unidos, pois essa norma irá regularizar a padronizar tudo, a fim de tornar as informações acessíveis e compreensíveis de ler.
Enquanto isso, a norma GAAP corresponde a legislações de cada país – sinalizadas pelas primeiras letras como, por exemplo, BRGAAP.
E o USGAAP o que é?
São as normas contábeis vigentes nos Estados Unidos (US).
No geral o significado é o mesmo e o que muda é onde a norma tem validade.
Conheça a CPCON contabilidade internacional
Ainda tem dúvidas de como adequar a sua empresa ao BR GAAP e IFRS? A CPCON, maior empresa na área de Gestão e Avaliação Patrimonial do país, ajuda você a ficar em dia com as normas contábeis e também a realizar a avaliação dos ativos de uma empresa. Acesse o site e saiba mais!
Duvidas Frequentes:
O que significa CPC?
CPC significa Comitê de Pronunciamentos Contábeis, é o comitê brasileiro responsável por adaptar o IFRS a realidade tupiniquim.
Saiba mais sobre os CPC’s:
https://www.grupocpcon.com/cpc-normas-e-legislacao/
O que significa IFRS?
IFRS é a sigla para International Financial Reporting Standards, que traduzido para o português significa “Padrões Internacionais de Contabilidade”.
Saiba mais sobre o IFRS:
https://www.grupocpcon.com/ifrs-e-ias/
Fontes usadas no artigo:
https://www.contabeis.com.br/artigos/3327/o-que-sao-e-quais-as-diferencas-entre-br-gaap-e-ifrs/
https://www.dicionariofinanceiro.com/gaap/
Treasy