Reavaliação Patrimonial de Ativos Tangíveis

Entenda a relevância da reavaliação do patrimônio e as definições deste processo dentro das normas brasileiras de contabilidade.

No processo de reavaliação de ativos temos dentro da norma brasileira de contabilidade, a norma NBC T 19.6 que define alguns critérios básicos sobre esta questão.

Quais os significados e objetivos primordiais do processo de Reavaliação Patrimonial?

De forma sucinta, baseado na norma citada acima, há a necessidade de abordagem de alguns critérios e procedimentos no registro contábil para divulgação da reavaliação patrimonial do ativo imobilizado.

A reavaliação do ativo, ligado ao valor do mesmo é denotado com a diferença de seu valor líquido de registro contábil perante o valor de mercado do mesmo, obviamente estas notificações de valores deverão ser atestadas mediante a laudo de avaliação técnico. Este que deve ser elaborado por um número mínimo de três peritos ou entidade especializada.

Basicamente, o objetivo da reavaliação de ativos é a necessidade de adoção de valor de mercado aos bens patrimonias, estes que mantinham, a princípio, no registro contábil o valor original de aquisição.

Quais são as definições utilizadas perante a norma NBC T 19.6 perante a Reavaliação Patrimonial ?

Primeiramente temos a definição utilizada para o custo, que é definido como o valor de aquisição de construção do ativo imobilizado registrado, ou mesmo o seu valor atribuído, ou valor de mercado.

Reavaliação Ativos

É interessante ressaltar também, a definição de valor de mercado, que é denotada pelo valor no qual a entidade deveria investir para repor o ativo, nas condições normais de negociação, sem favorecimentos para ambas as partes. Este cálculo é feito pelo valor à vista do ativo tangível, levando em conta as condições submetidas ao uso, analisando assim o estado do mesmo.

Como definição para o valor líquido contábil, temos caracterizado como o montante registrado na contabilidade, em determinada data especificada, este líquido da correspondente da exaustão, depreciação ou amortização acumuladas. Podendo também ser devida a provisão para ajuste a redução ao valor recuperável do ativo (ratificado pelo teste de recuperabilidade).

É identificado também como uma definição relevante a reavaliação patrimonial, dentro do âmbito de Gestão Patrimonial, direcionada esta ao valor recuperável de ativos, assim exemplificado como o valor de mercado de determinado bem, subtraído pelo custo para sua venda, ou mesmo, sendo determinado pelo valor almejado pelo empreendimento a ser recebido com o uso futuro deste ativo nas operações.

Quais são os motivos básicos, conhecidos também como hipóteses de reavaliação patrimonial?

Baseados na norma NBC T 19.6 relativa a reavaliação de ativos, esta se aplica:

  • Reavaliação Patrimonial nas fusões, cisões e incorporações.
  • Reavaliação de Ativos por coligadas e controladas.
  • Reavaliação Patrimonial Voluntária de ativos próprios.

Do ponto de vista administrativo, a reavaliação patrimonial tem um posicionamento estratégico diante o controle patrimonial do empreendimento. Pois garante maior confiabilidade aos dados, e otimização do balanço patrimonial para fins de contabilidade.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a ,

Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 02 R2 e os Efeitos das Demonstrações Contábeis

O CPC 02 tem por objetivo determinar como incluir transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil e mostrar como converter as demonstrações contábeis de entidade no exterior para a moeda de apresentação das demonstrações contábeis no Brasil para fins de registro da equivalência patrimonial.

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima