Quais as vantagens e desvantagens do sistema WMS?

Quais as vantagens e desvantagens do sistema WMS?
Saber as vantagens e desvantagens do sistema WMS é fundamental para as empresas. Já que isso impactará diretamente nos resultados.

Você sabe quais são as vantagens e desvantagens do sistema WMS quando ele é implementado em uma empresa? Assim sendo, compreenda que o mesmo atua como software ou aplicativo de otimização das tarefas logísticas.

Assim, você deve entender que o modelo contribui com o aumento nos lucros, reduz os custos e ainda evita erros/falhas nos processos. Então leia o artigo e descubra todos os pontos positivos e negativos do sistema WMS.

Pontos Chave

  • Função Principal: O modelo visa trazer uma centralização efetiva e uma melhor organização das operações dentro dos estoques. Ou dos centros de distribuição, trazendo uma gestão adequada e de alto nível;
  • Benefícios: amplo controle (estoques), automatização das tarefas de modo inteligente, layout com otimizações, produtividade elevada, redução nos gastos e nos custos e a gestão correta da cadeia de suprimentos;
  • Recursos Disponíveis: gestão dos itens recebidos, controle do estoque (tempo real), separações adequadas, embalagens dos pedidos realizados, melhores expedições, gestão otimizada de espaços, análises completas e detalhadas, além dos relatórios;
  • Variabilidade: funções, recursos, customizações, custos, grau de complexidade, processos desta empresa, treinamentos, integrações aos sistemas existentes e informações do armazenamento;
  • Adaptação: avaliação feita de forma detalhada, definição do tipo de WMS, adequar o WMS aos processos da empresa, validações, testes realizados de forma rigorosa, entre outros aspectos.

O que é WMS?

O WMS é um tipo de Sistema de Gestão de Armazéns que funciona em formato de software ou de aplicativo. Desse modo, compreenda que o “Warehouse Management System” auxilia as empresas nesta questão.

Permitindo com que as mesmas possam gerenciar as suas operações de estoque e nos centros de distribuição. Além de trazer uma visão correta e em tempo real de todo o setor de armazenamento da organização.

Com isso, entenda que as vantagens e desvantagens do uso do WMS devem ser analisadas antes da implementação. Já que o modelo é capaz de gerar impactos diretos e precisa ser planejado para melhores resultados.

Outro aspecto importante do software WMS é que ele consegue automatizar as principais tarefas. Ao passo que elas deixam de ser manuais, o que muitas vezes resultava em erros e prejuízos.

E ainda otimiza a grande maioria dos processos, garantindo muitos benefícios para os negócios. Uma vez que tanto o setor de estoque (armazém) quanto o de logística vão ser afetados positivamente.

Entre as tarefas desempenhadas pelo WMS temos:

  • Controle mais efetivo nos estoques: utilizando os rastreios que indicam os status dor produtos e das mercadorias;
  • Gera maior produtividade: com tarefas automatizadas, tanto as separações quanto os empacotamentos dos itens são feitos com mais previsão. Fazendo com que os pedidos sejam corretamente atendidos e possibilitando aos funcionários realizarem outras atividades;
  • Diminuição (custos): ao implementar o WMS haverá redução nos gastos com a mão de obra, erros (expedição) e perdas (mercadorias);
  • Visualização mais clara da cadeia de suprimentos: as informações obtidas são úteis para as tomadas de decisões.

Como o software WMS funciona?

Quais as vantagens e desvantagens do sistema WMS?

Antes de conhecer quais são as vantagens e desvantagens do uso do WMS vamos entender o funcionamento dele. Dessa forma, saiba que o modelo pode ser aplicado em diversos empreendimentos, tais como:

  • Varejo: fazendo a gestão dos estoques nas lojas e também nos centros (distribuição). Enquanto que ajuda na reposição efetiva dos itens e mantém um atendimento rápido e competente;
  • Manufatura: o objetivo aqui é organizar as matérias-primas, incluindo as mercadorias prontas e as que vão ser finalizadas. Melhorando todo o fluxo (materiais) presentes na fábrica e garantindo um bom atendimento aos consumidores;
  • Logística: com o uso do WMS os estoques são gerenciados e há uma otimização nas rotas (entregas). De tal forma que os pedidos são enviados e monitorados em tempo real.

Em matéria de funções e recursos, saiba que ele atua realizando os seguintes procedimentos:

  • Gestão das informações: seria uma espécie de banco de dados centralizado com os dados a respeito de cada um dos produtos;
  • Recepção: verificação do pedido (documentação), geração das etiquetas para identificar as mercadorias e facilidade na localização dos itens;
  • Armazenamento: ajuda no controle completo do estoque, mostrando o Status (produto) em tempo real e emitindo alertas. A fim de que a empresa possa evitar estoques abaixo do normal e realizando assim as reposições necessárias;
  • Dados (separação): nos pedidos ocorre uma separação feita pelo WMS e que indica onde realmente o produto se encontra;
  • Embalagens: ensina a melhor maneira de preparo das embalagens e do modo de fazer a expedição. Enquanto que ainda consegue monitorar todos os pedidos, atualizando as informações de entrega;
  • Relatórios/Análises: os dados são completos e isso auxilia os gestores tanto nas identificações de melhorias quanto nas tomadas das decisões.

Quais são as vantagens e desvantagens do uso do WMS?

Quais as vantagens e desvantagens do sistema WMS?

São muitas as vantagens e desvantagens do uso do WMS e aqui temos um ponto que merece atenção. Visto que o software/aplicativo tem funções e recursos interessantes, mas existem ressalvas a serem observadas.

Na questão das vantagens podemos destacar:

Gestão dos estoques otimizada

Haverá uma visão mais completa e efetiva do setor, sendo que isso será realizado em tempo real. De tal forma que as decisões vão ser tomadas com mais rapidez, seja nas compras, distribuições ou na própria produção.

Já a diminuição nos erros e falhas será realmente drástica em comparação aos métodos manuais. Afinal, compreenda que as atividades serão feitas de modo automatizado, o que mantém um nível alto de precisão.

Por sua vez, o monitoramento é um outro ponto relevante da gestão de estoques. Pois, entenda que com o WMS as movimentações dos itens vão ser conhecidas, desde que ocorre a recepção do item até a saída dele.

Além disso, saiba que os layouts presentes nos estoques são otimizados com a implementação do projeto. Mantendo os espaços corretos e uma plena organização do ambiente.

Produtividade

A produtividade é outro dos benefícios trazidos através do uso do WMS em uma empresa. Já que as operações são otimizadas, diminui-se também os tempos gastos com os ciclos (pedidos).

E entre as vantagens e desvantagens do uso do WMS há ainda o benefício de fornecimento das ferramentas adequadas. Dessa forma, isso faz com que os colaboradores e funcionários desempenhem suas tarefas corretamente.

Diminuição nos custos

Você deve saber que ocorre a diminuição nos custos quando um sistema WMS é implementado. Uma vez que a mão de obra terá uma gestão mais efetiva e as tarefas passam a ser automatizadas.

Enquanto que as perdas acabam sendo diminuídas, mediante a maior segurança para evitar prejuízos e erros nos processos. E ainda haverá um uso mais inteligente do espaço destinado ao armazenamento.

Cadeia de suprimentos com maior visibilidade

Neste ponto temos uma comunicação melhorada entre os setores, garantindo um bom alinhamento na empresa. Além de contar com uma conformidade para com as leis e regulamentações.

Aliás, saiba que as tomadas de decisões são muito mais assertivas diante dos dados obtidos. O que explica a importância de contar com um sistema de WMS em seus processos logísticos.

Desvantagens do WMS

Nas desvantagens a respeito do modelo de software WMS podemos destacar alguns aspectos. Dessa maneira, compreenda que os principais pontos desfavoráveis do projeto estratégico incluem:

  • Custos na implementação do WMS;
  • Grau de complexidade;
  • Integrações para com os demais sistemas;
  • Necessidade de manutenções;
  • Ausência da flexibilidade.

A tecnologia RFID e o uso do sistema WMS

RFID WMS CPCON

Você viu anteriormente quais as vantagens e desvantagens do uso do WMS e a real utilidade do modelo nas empresas. Entretanto, compreenda que este sistema de gestão de armazéns pode ser integrado a tecnologia RFID.

Onde são utilizadas etiquetas inteligentes e todo um conjunto completo para identificar os produtos/mercadorias. E para isso são implementados alguns elementos que incluem a etiqueta, antena, chip de dados, leitor e o sistema de computador.

Sendo que o software pode ser o WMS, garantindo melhores resultados e automatização dos processos. Assim, entenda que o RFID realiza identificações dos dados presentes nos itens.

Ao passo que as vantagens da integração dos dois modelos são muitas, tais como:

  • Alta precisão nas contagens (inventários);
  • Não haverá rupturas ou perdas (estoque);
  • Maior rapidez nas tarefas e operações;
  • Localizações efetivas e sem demora;
  • Expedições feitas com muita agilidade;
  • Maiores lucros e menos perdas;
  • Pedidos separados de modo otimizado;
  • Automatização para ajudar no fluxo de trabalho;
  • Tomadas de decisões com mais assertividade;
  • Clientes satisfeitos;
  • Entre outros benefícios.

Conclusão

Vimos no artigo as vantagens e desvantagens do uso do WMS e a importância dele atualmente. Visto que o mesmo consegue garantir resultados otimizados e tem uma série de funções e recursos disponíveis.

Ao passo que ele permite visualizar o estoque em tempo real, diminui erros e falhas prejudiciais e ainda monitora os status dos itens. Além de melhorar o layout local, por gerar lucratividade e manter uma boa visão da cadeia de suprimentos.

Portanto, entenda que a implementação do sistema WMS é realmente uma ótima alternativa. E aliado a outros sistemas, tais como, o RFID com toda a certeza os frutos positivos poderão ser observados pela empresa.

FAQ: Perguntas Frequentes

Quais são os principais problemas resolvidos pelo WMS?

Resposta: Quando o WMS é inserido na gestão dos estoques ele consegue trazer otimizações nos mais diversos processo (internos). Que no caso incluem o Supply Chain, ou seja, a cadeira de suprimentos. De tal forma que isso garante maior eficiência nos níveis, evita erros e consegue trazer mais agilidade.

Quais os desafios encontrados nas empresas com o uso do WMS?

Resposta: Os desafios mais comuns incluem ter expectativas acima da realidade e não ter paciência com o sistema. Enquanto que será preciso definir os objetivos, treinar a equipe e definir o melhor software WMS para a empresa.

Quais as características de um sistema WMS?

Resposta: O modelo WMS geralmente fica conectado numa base de dados que está sempre sendo atualizada (tempo real). Desse modo, compreenda que os processos logísticos são otimizados e se torna possível criar inventários mais práticos.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a

Armazém Bem Organizado: Esta imagem mostra um armazém espaçoso com corredores claramente marcados, prateleiras organizadas e áreas designadas para diferentes tipos de produtos. Inclui empilhadeiras e trabalhadores do armazém movimentando e organizando mercadorias de maneira eficiente, destacando o uso da tecnologia RFID.

Layout de Estoque

Você sabe o que é layout de estoque e qual é o objetivo dele ao ser implementado nas empresas? Pois, saiba que o conceito em questão consiste numa organização coerente

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima