Consultoria de Inventários (Patrimônio & Estoque)

Consultoria de Inventários
Uma consultoria de inventários é essencial para ajudar na gestão de estoques da empresa. Com isso é preciso contar com uma boa equipe de especialistas.

Você já ouviu falar de consultoria de inventários e da importância do processo quando aplicado nas empresas? Pois, compreenda que tal serviço é ideal para obter ajuda na gestão dos estoques.

Assim, nós do Grupo CPCON temos uma equipe especializada no assunto relacionado a criação de inventários. Então leia o artigo e conheça todos os detalhes necessários e saiba como otimizar seus resultados.

Pontos Chave

  • Função Principal: O processo visa trazer otimizações na gestão dos estoques presentes numa empresa. E para isso são utilizados os serviços de uma entidade que preste tais soluções;
  • Benefícios: diminuição dos custos, melhores lucros, garantia de eficiência nas operações, confiabilidade, alta precisão, conformidade legal e maior nível de segurança;
  • Recursos Disponíveis: recursos humanos, tecnológicos, metodologias, gestão de qualidade, sistemas, entre outros;
  • Variabilidade: mudanças de estimativas, modelos contábeis, fatores externos, leis, regulamentações, perdas, obsolescências, etc;
  • Adaptação: desafios (mercado nacional), legislação fiscal, metodologias, comunicação, flexibilidade e outros aspectos relevantes.

O que é consultoria de inventários?

Consultoria de Inventários

Uma consultoria de inventários consiste num tipo de serviço específico que traz auxílio para as empresas. De tal forma que o objetivo é fazer com que os negócios se tornem mais eficientes.

E o principal impacto é criar uma gestão muito mais prática e eficiente para o setor de estoque. Sendo que o procedimento é feito mediante a expertise da equipe de profissionais participantes.

Com isso, saiba que nossa equipe tem ampla experiência para realizar a consultoria de inventários. Enquanto que oferecemos diversas soluções para que seja possível chegar a resultados efetivos.

Outro detalhe importante da consultoria é que com ela se torna possível otimizar todos os processos da empresa. Além de permitir a redução dos custos e ainda gerar uma elevação dos lucros.

Por certo, compreenda que o serviço em questão permite uma contagem precisa dos itens em estoque. Bem como possibilita fazer uma análise completa e estruturada dos dados obtidos, que podem ser enviados a um sistema.

Vale destacar que a tarefa é ideal tanto para empresas, indústrias e lojas. Oferecendo oportunidades para que as atividades sejam otimizadas e que se tenha uma gestão de estoque mais completa.

Como funciona a consultoria de inventários?

Consultoria de Inventários

Nossa equipe vem trabalhando com o serviço de consultoria a mais de 20 anos. Desse modo, entenda que percebemos que para uma empresa ter sucesso é imprescindível cuidar do estoque.

Já que ele é de grande importância para a logística e a consultoria de inventários acaba sendo fundamental. Uma vez que mostra as reais quantidades existentes e quais itens precisam ser repostos.

No caso, saiba que o projeto funciona como uma espécie de check-up realizado de modo completo. Ao passo que inclui a gestão (estoque) contido dentro de uma empresa.

De fato, saiba que o serviço é bastante especializado e auxilia em uma série de aspectos, tais como:

  • Otimizar processos;
  • Diminuir os custos;
  • Aumento dos lucros;
  • Entre outros.

Nós da CPCON percebemos que as empresas mais beneficiadas com a tarefa de consultoria são:

  • As que trabalham com volumes amplos de estoque;
  • Possuem dificuldades: estoque com rupturas, itens perdidos e obsolescências;
  • Precisam realizar otimizações nos processos relacionados a gestão dos estoques;
  • Procuram por aumento nos seus lucros.

Porém, entenda que empreendimentos dos mais diversos portes e categorias podem contar com a consultoria de inventários. Visto que o serviço especializado consegue otimizar processos e traz uma série de vantagens.

Como escolher a consultoria ideal para a criação de inventários?

Consultoria de Inventários

Você deve saber que é preciso escolher corretamente a empresa que irá prestar consultoria. Afinal, compreenda que ela precisa ter uma equipe com grande expertise no mercado e ampla experiência no assunto.

Com isso, entenda que nós da CPCON temos todos os requisitos necessários que incluem:

  • Experiência: é preciso contar com uma competência adquirida ao longo do tempo. E isso fica evidente nos mais de 20 anos de serviços prestados pela nossa equipe na área;
  • Metodologias: outro ponto é ter a comprovação de que realmente temos resultados eficazes. Dessa forma, saiba que nossa consultoria é garantida mediante as grandes empresas que atendemos;
  • Tecnologias: as ferramentas utilizadas precisam ser tanto modernas quanto atualizadas. Assim, entenda que ficará mais fácil de elaborar a gestão dos inventários com mais qualidade. No caso, somos pioneiros em RFID e temos uma seção específica em nosso site;
  • Custo-benefício: com uma consultoria de inventários você tem ainda um bom serviço aliado a um preço interessante. Por certo, saiba que a CPCON tem ótimas soluções que se adequam as necessidades de sua empresa.

Vale ressaltar que os pontos de maior destaque na hora da escolha englobam preços, experiência e as referências. Somente assim é que você poderá ter um estoque otimizado e com uma gestão efetiva.

Quais são os 4 passos de uma consultoria de inventários?

Consultoria de Inventários

Para que essa consultoria de um inventário seja feita com qualidade é preciso conhecer algumas etapas. A fim de que todos os níveis sejam respeitados e que possam chegar a resultados concretos.

Com isso, nós da CPCON listamos os passos que usamos na consultoria, são eles:

1. Diagnóstico

O primeiro ponto da consultoria de inventários é justamente o diagnóstico. De tal forma que é feita uma análise por completo. Onde os cenários do estoque são mostrados e isso inclui algumas tarefas específicas.

No caso, saiba que temos:

  • Levantamento (dados): com as quantidades (produtos), localização (itens), valores, históricos das entradas/saídas, entre outros;
  • Identificação (problemas): aqui temos as perdas, rupturas, processos que são ineficientes e as obsolescências;
  • Avaliações: daquelas ferramentas/tecnologias utilizadas que incluem os sistemas (gestão de estoques), leitores (código de barras), impressoras (etiquetas), entre outros tipos.

2. Planejamento

Logo após a etapa inicial da consultoria de inventários temos a parte do planejamento. Dessa maneira, nós vemos este ponto como sendo um dos mais importantes no processo.

Já que ele é baseado em um diagnóstico construído previamente e é feito então um planejamento das ações. Onde ficam definidos os seguintes elementos:

  • Metas: os principais objetivos a serem alcançados, que podem ser reduções nas perdas ou um aumento na precisão;
  • Estratégias: a inclusão de métodos que sejam úteis para a atividade. Desse modo, podemos destacar a implementação de sistemas modernos, treinamentos (funcionários) e muitas outras;
  • Cronogramas: são definidos os prazos para que as ações possam ser corretamente implementadas.

3. Implementações

Em seguida, a terceira etapa da consultoria de inventários feita por nossa equipe inclui as implementações. Ao passo que aqui temos a efetivação de todos os planos de ações.

Onde são fornecidos os treinamentos e os suportes necessários para melhores resultados. Assim, compreenda que os funcionários e os colaboradores precisam aprender a utilizar as ferramentas.

Bem como os procedimentos que fazem parte da atividade de consultoria. Outra informação importante é que o suporte técnico também terá grande importância durante esta etapa.

Visto que ele trará dados relevantes e ainda ajudará nas dúvidas que possam surgir. Nós do grupo CPCON aconselhamos a sempre treinar as equipes da melhor maneira possível para que a empresa obtenha sucesso.

4. Monitoramentos

Na consultoria de inventários temos ainda que realizar sempre os monitoramentos necessários. E para isso é preciso contar com uma equipe com vários consultores que façam esta tarefa.

Ou seja, entenda que tais profissionais vão analisar os resultados assim que é feita a implementação. Sendo que nós faremos os ajustes para que tudo continue funcionando conforme o esperado.

Com isso, compreenda que os serviços nesta etapa incluem:

  • Acompanhar as metas: fazer uma verificação para saber se os objetivos do planejamento realmente estão sendo alcançados;
  • Análises (indicadores): aqui é feita a medição do desempenho, dos índices (giro do estoque) e das possíveis rupturas no setor;
  • Identificação das oportunidades: os profissionais conseguem analisar quais são os pontos destacados. A fim de gerar uma otimização completa no processo de gestão (estoques).

Por certo, saiba nossa empresa tem profissionais da mais alta qualidade e com ampla expertise nessas tarefas. O que reforça o quanto é fundamental que a consultoria de inventários seja feita de modo planejado e estruturado.

Quais são as vantagens da consultoria de inventários?

O processo de consultoria é altamente vantajoso para as empresas participantes. Visto que a organização que presta o serviço consegue otimizar os processos devido a sua experiência no assunto.

Desse modo, compreenda que os benefícios mais evidentes são:

  • Diminuição dos custos: com um estoque de qualidade e bem construído temos redução direta nos gastos. De tal forma que as perdas, obsolescências e o armazenamento não terão tantas ocorrências. O que possibilita diminuir os valores aplicados para corrigir tais pontos;
  • Alta precisão: a área da logística é outra que será afetada positivamente com o serviço. Enquanto que temos reduções nos tempos de entregas dos itens para os clientes. Gerando um bom atendimento e aumentando as chances de novas vendas;
  • Lucros: com uma gestão dos estoques melhorada e menos custos haverá maiores chances de conseguir lucratividade. Por isso, entenda que uma consultoria de inventários é bastante viável. Principalmente quando a equipe é especializada, como é o caso da nossa empresa;
  • Conformidade: será possível seguir todas as leis e também as normas que tenham relação direta com o inventário. O que evitará uma série de problemas e realmente isso é algo que deve ser muito bem observado.

Vale ressaltar que existem ainda muitas outras vantagens referentes ao processo. Incluindo uma melhor negociação para com os seus fornecedores, ajuda na área contábil e auxílio nas tomadas de decisões.

RFID na consultoria de inventários

ciclo rfid

A tecnologia conhecida como RFID tem se tornado cada vez mais interessante e completa para a criação de inventários. Afinal, compreenda que ela consegue fazer uma contagem precisa e correta dos itens armazenados.

Enquanto que faz a identificação dos dados contidos nas etiquetas inteligentes (tags) utilizando um leitor. Sendo que a captação é realizada mediante o uso das ondas de radiofrequência que são altamente efetivas.

E no procedimento de consultoria de inventários isso acaba sendo fundamental devido a otimização resultante. Onde os dados são direcionados a um sistema de computador que torna as informações utilizáveis pela empresa.

Além disso, entenda que haverá uma automatização das tarefas e tudo se tornará mais ágil. Evitando inclusive que erros e falhas possam prejudicar o andamento das atividades.

Assim, saiba que os benefícios do RFID na consultoria (inventários) são:

  • Automatização da leitura: os leitores na frequência adequada conseguem ler os produtos automaticamente. Ao passo que isso é feito mesmo a distância ou em lotes empilhados;
  • Precisão na identificação dos itens: os dados são específicos para cada um dos produtos. De tal forma que isso acaba fazendo com que não tenhamos erros nas contagens e ainda permite criar inventários com mais competência;
  • Monitoramento (tempo real): os status das mercadorias são conhecidos instantaneamente, mostrando a localização das mesmas. Enquanto que o rastreio ocorre tanto dentro quanto fora da empresa;
  • Prevenção: com o RFID você consegue evitar desvios, avarias, furtos e outros empecilhos. Já que as movimentações são mostradas em tempo real, o que acaba se tornando uma ótima solução.

Conclusão

Você viu no artigo que a consultoria de inventários traz um grande auxílio para as empresas. Uma vez que isso possibilita com que haja uma gestão otimizada dos estoques e da logística da empresa.

Além de facilitar na elaboração correta dos inventários que englobam a contagens dos itens armazenados. De fato, compreenda que é importante que não ocorram erros e falhas, o que requer o uso de sistemas automatizados.

Por certo, nós da CPCON temos uma equipe com grande expertise e ampla experiência no mercado de consultoria. Assim, entre em contato conosco e agende uma consulta agora mesmo.

Dúvidas Relacionadas:

Quais são os profissionais que podem fazer um inventário de uma empresa?

Geralmente o processo de criação de inventário é realizado por uma equipe da área de contabilidade. Entretanto, compreenda que o ideal é contar com uma empresa de consultoria especializada para melhores resultados.

Quais são os tipos de inventários existentes nas empresas?

Os inventários podem ser anuais, periódicos, cíclicos e permanentes. Desse modo, saiba que tudo depende da empresa e da escolha do método que possa agregar bons resultados.

O que é a gestão de inventários?

A gestão de inventários consiste num ponto de grande relevância nas empresas. Visto que serve para garantir com que o controle dos itens armazenados seja realizado de modo efetivo e organizado. Evitando divergências nas contagens e mostrando os cenários reais do setor.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a

Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima