NBC T 11: Normas de auditoria independente das demonstrações contábeis

NBC T 11 Normas de auditoria independente das demonstrações contábeis
A NBC T 11 engloba as normas de auditoria independente das demonstrações contábeis. Assim, conhecê-la é de extrema importância.

A norma NBC T 11 engloba uma auditoria específica para as demonstrações contábeis. De tal forma que inclui os conjuntos com diversas técnicas que visam a emissão dos pareceres da adequação.

Assim, você deve entender que isso segue tais princípios que são essenciais na Contabilidade. Então é sobre este tema que vamos tratar neste artigo que trará um resumo completo da norma.

Pontos Chave

  • NCB: É uma sigla de “Normas Brasileiras de Contabilidade”. Onde conta com várias normas bastante específicas voltados ao processo das auditorias internas;
  • NBC TP: Nesta sigla temos um conjunto que tem referência aos trabalhos da perícia da área contábil;
  • NBC T 11: Documentação que trata das Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis. Nela estão contidas todas as regras, diretrizes, bases e informações necessárias;
  • 3 tipos de autoria: Neste processo temos a NBC TA Estrutura Conceitual, a NBC TA 200 e a NBC TA 210.

O que é a norma NBC T 11?

Na norma NBC T 11 temos uma auditoria (demonstrações contábeis) que envolve vários conjuntos (técnicas). Desse modo, compreenda que isso visa objetivar uma emissão de determinado parecer da adequação.

Ao passo que a NBC T 11 segue justamente os princípios (fundamentais) na Contabilidade. E também aquelas normas brasileiras do setor de contabilidade, além da própria legislação (específica).

Já os procedimentos da auditoria contábil consistem num conjunto com várias técnicas. A fim de que haja a permissão do auditor em realizar a obtenção das evidências ou das provas.

Que realmente sejam suficientes e também adequadas na fundamentação das opiniões sob tais demonstrações contábeis (auditadas). Assim, compreenda que na composição temos dois testes:

  • Observância: aqui temos uma obtenção de uma determinada segurança para que os procedimentos do controle interno. E também para aqueles que estão estabelecidos via administração. Onde o objetivo é que haja um funcionamento totalmente efetivo e em cumprimento;
  • Substantivos: neste teste da NBC T 11 visa-se justamente a obtenção das evidências em relação a validade, suficiência e a exatidão das informações geradas no sistema contábil. Sendo que isso é dividido através de testes (transações) e em saldos/procedimentos em uma revisão analítica.

Fraudes e erros

Outros dois pontos presentes na norma são as fraudes e os erros que devem ser compreendidos. Dessa forma, entenda que a fraude consiste num ato que é intencional (omissão) ou mesmo numa manipulação das transações. Além de adulterações dos documentos, demonstrações contábeis ou de registros.

Por sua vez, saiba que o erro é um ato considerado não intencional que resulta de uma certa omissão. Ou mesmo de uma desatenção, má interpretação (fatos) durante a criação dos registros ou das demonstrações (contábeis).

Assim, compreenda que na NBC T 11 ao detectar-se alguns erros (relevantes) ou certas fraudes. Temos que caberá ao auditor realizar a comunicação para a administração da empresa ou organização.

De tal forma que também irá sugerir tais medidas que sejam corretivas para o processo. Mostrando os efeitos que podem ocorrer (parecer) em caso de não adoção das medidas de correção.

Vale ressaltar que a própria administração desta empresa é que tem a maior responsabilidade. A fim de prevenir e de fazer a identificação de possíveis fraudes e dos erros/falhas.

Nesse sentido, você deve saber que ela deverá implementar e realizar manutenções adequadas em seu sistema (contábil). Bem como no próprio controle interno para que isso seja observado.

Na NBC T 11 ainda temos que este auditor precisará fazer o planejamento do trabalho adequadamente. Para que seja possível fazer a detecção das fraudes e dos erros onde implica-se os efeitos mais relevantes na demonstração.

NBC T 11: Riscos da auditoria

Você viu anteriormente alguns detalhes presentes na NBC T 11 – Normas de auditoria independente das demonstrações contábeis. Que pode ser conferida na íntegra através deste link.

Dessa maneira, compreenda que o risco da auditoria é uma possibilidade do auditor realizar a emissão de uma opinião técnica. Onde observa-se a mesma como sendo inadequada para as demonstrações contábeis. Onde tais respostas estejam incorretas.

Com isso, saiba que através da NBC T 11 temos que tal análise de riscos nesta auditoria ocorre numa etapa específica. Visto que isso é realizado durante o planejamento de seus trabalhos e considera 2 níveis:

  • Geral: aqui considera-se tais demonstrações (contábeis) que são tomadas em um conjunto. Bem como as suas atividades, qualidade de administração, avaliação neste sistema e os controles internos. Além do cenário econômico e o financeiro presente nesta organização;
  • Nível específico: por sua vez, temos este ponto que é relativo para com o saldo (contas) ou mesmo da natureza/volume de tais transações.

Por isso, entenda que é fundamental conferir a documentação completa para não restarem dúvidas. Visto que o processo da NBC T 11 é um pouco complexo e envolve vários pontos.

Estudos e avaliações: sistema contábil e o controle interno

Seguindo a norma temos o sistema contábil e também os controles que são internos. De tal maneira que isso compreende tal plano usado na organização, além do conjunto que é integrado.

E que engloba os métodos e os procedimentos que são adotados nesta entidade em proteção do patrimônio. Incluindo as promoções (confiabilidade), tempestividade (registros) e nas demonstrações contábeis.

Considerando ainda a eficiência nas operações, sendo responsabilidade da administração desta empresa. Entretanto, compreenda que cabe ao auditor realizar certas sugestões (objetivas).

A fim de que haja um nível de aprimoramento no local, que decorra de tais constatações feitas neste trabalho. Enquanto que os estudos e as avaliações deste sistema contábil também cabem ao auditor.

Desse modo, saiba que o mesmo ainda tem responsabilidade para com os controles internos da organização. Tendo como uma base para definir a real natureza, extensão das aplicações e as oportunidades.

Aplicações dos processos da auditoria na NBC T 11

Na NBC T 11 temos as aplicações dos processos (auditoria) que devem ser feitos corretamente. Já que há uma grande complexidade e também um certo volume nas operações.

Dessa forma, compreenda que estão inclusas as provas (seletivas), amostragens e os testes. Assim, entenda que o auditor terá como uma base esta análise dos riscos (auditoria).

Além dos elementos outros e a definição de uma amplitude nos exames que forem necessários. A fim de que ocorra a obtenção de tais elementos para convicção de serventia e validade no todo.

Vale destacar que ao aplicar testes da observância será preciso verificar:

  • Efetividade;
  • Existência;
  • Continuidades (controles internos).

De tal forma que a NBC T 11 precisa ser analisada e implementada conforme rege a documentação. Sendo que o auditor ao fazer tal revisão analítica pode não conseguir os dados objetivos.

Com isso, entenda que isso não irá resolver as questões, o que fará necessário incluir verificações adicionais. Onde aplicam-se alguns procedimentos novos em auditoria até que se chegue as conclusões necessárias.

NBC T 11: Pareceres dos auditores independentes

No ponto dos pareceres dos auditores independentes temos um certo documento. Dessa maneira, saiba que o mesmo serve para que o auditor possa expressar a sua real opinião.

Que seja feita de forma tanto clara quanto objetiva em relação as demonstrações contábeis (auditadas pelo profissional). Enquanto que na NBC T 11 temos que nas condições consideradas normais tal parecer é específico.

Visto que é direcionado para os acionistas, sócios e os cotistas desta empresa. Além disso, compreenda que o conselho da administração, a diretoria e órgãos similares também recebem este documento.

Por certo, saiba que ainda é possível que este parecer seja dirigido para o contratante deste serviço. Aliás, compreenda que o auditor assume mediante a este parecer:

  • Uma responsabilidade que é técnica e profissional;
  • Que inclusive é da ordem pública;
  • O documento deverá ter todas as características tanto intrínsecas quanto as extrínsecas.

Com isso, você deve entender que este parecer irá ser classificado conforme a natureza da opinião. Nisso, ele irá conter:

  • Sem ressalvas;
  • Com ressalvas;
  • Adverso;
  • Abstenção da opinião.

Ou seja, compreenda que através da NBC T 11 é preciso que o documento seja corretamente elaborado. Tendo todos os dados e as informações que forem necessárias para este profissional.

Conclusão

Em conclusão, saiba que a norma NBC T 11 – Normas de Auditoria Independente das Demonstrações contábeis é complexa. Desse modo, se torna indispensável realizar a leitura completa dela.

Pois, entenda que são muitos os pontos e requisitos a serem observados e implementados. Ao passo que o grande objetivo é realmente estar ciente de como funciona e para que serve esta norma.

Decerto, saiba que a NBC T 11 é de extrema importância e que existem outras relacionadas. Sendo que cada uma delas tem um objetivo específico e que prezam por melhores resultados nas empresas em sua área contábil.

FAQ: Perguntas Frequentes

O que menciona a NBC T 11 do CFC de 1.997?

Na NBC T 11 temos as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis. Incluindo as alterações e também as outras providências necessárias neste processo.

Quais são os 3 tipos de auditoria?

Os tipos de auditoria são a NBC TA Estrutura Conceitual, a NBC TA 200 e a NBC TA 210. E cada uma delas possui características específicas e objetivos a serem alcançados.

O que é NBC (TI)?

A sigla em questão significa “Normas Brasileiras de Contabilidade”. De tal forma que engloba um conjunto com normas e serve para as auditorias internas das empresas.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a

ICPC 10: O que é, como funciona e interpretação - CPCON 2024

ICPC 10

Você sabe o que é o ICPC 10 e para que esta interpretação é realmente aplicada em uma empresa? Pois, compreenda que ele serve justamente para que as práticas contábeis

Continuar lendo »
Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 08 e Custos em Emissão de Títulos

O CPC 08 tem por objetivo prescrever o tratamento contábil aplicável ao registro de custos incrementais incorridos em ações ou bônus de subscrição, na captação de recursos por meio de emissão de títulos de dívida e também em outros títulos patrimoniais de dívida.

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima